Com história de “Divórcio Ioiô”, segunda temporada do podcast Defensoria em Prosa é lançada

Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Está no ar o primeiro episódio da segunda temporada do podcast “Defensoria em Prosa”, uma produção da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que foi o vencedor da maior categoria do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) na sexta-feira última, dia 5.
Para acessar o novo episódio, clique no link: https://open.spotify.com/episode/0Qm9PQfyysVCR09ckMJIaD?si=3-qsy4-VTyuV2hdm7Tza_Q&nd=1
A começar do nome do episódio -“Divórcio Ioiô”-, o programa é bastante curioso com a história de um casal, aqui nomeados de seo Raimundo e dona Raimunda, e o processo de separação (que aconteceu mais de uma vez), com tentativas de conciliações e partilhas de bens, tudo repleto de situações pra lá de irreverentes como o envolvimento de uma carroça e uma égua.
A história é contada pelo defensor público da área de Família Leonardo Coelho, ao relembrar um de seus primeiros atendimentos ao chegar na comarca de Guaraí, por volta de 2008, no programa que tem cerca de sete minutos de duração, com muita leveza e interatividade.
Além das plataformas de áudio, o programa também está disponível no canal da DPE-TO no Youtube, com inclusão de legendas para acessibilidade: https://www.youtube.com/c/DefensoriaTO
Podcast
Este é o sexto episódio do podcast e o primeiro da segunda temporada. O objetivo do programa é informar sobre a atuação da Instituição usando formato, linguagem e estilo próprios de conteúdos de áudios para streaming, compartilhando histórias reais de atendimento a fim de mostrar a diferentes públicos um pouco mais sobre as vivências na Instituição. As histórias são contadas por quem as vivenciou, dando à pessoa que acompanha o conteúdo ainda mais proximidade com o momento compartilhado.
O conteúdo principal traz histórias interessantes, curiosas, engraçadas e também inspiradoras, relacionadas aos atendimentos realizados pela DPE-TO. A equipe de produção, da técnica à curadoria é a Coordenação de Publicidade da Ascom da DPE-TO, sendo o roteiro e apresentação de Cléo Oliveira; produção, pesquisa e entrevista por Patrícia Ströher; edição de áudio e efeitos especiais de Marcelo Les e identidade visual de Vinícius de Sá.
Vencedor
O podcast foi o vencedor da maior categoria do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o “Grande Prêmio”, sendo escolhido pelo público como o melhor projeto entre os 33 finalistas das 11 categorias da premiação, quando concorreram tribunais superiores, tribunais de justiça, ministérios públicos e outras instituições do sistema de justiça. Ao todo, foram mais de 300 projetos inscritos para concorrer. A premiação aconteceu na sexta-feira última, 5, no Cais do Oriente, no Rio de Janeiro, dentro da programação do Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom).
Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)
Comunicação / Coordenação de Jornalismo