SAÚDE

Tocantins sedia Oficina de Gestão do Trabalho em Saúde

O Tocantins sedia, nos dias 14 e 15 de agosto, a Oficina de Gestão do Trabalho em Saúde. O evento é realizado por meio da parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO),  Ministério da Saúde (MS) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e reúne gestores dos estados da região norte e centro oeste do Brasil.

O encontro faz parte do Projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho, das Secretarias Estaduais de Saúde e tem o objetivo de discutir propostas para o fortalecimento da capacidade gestora da área de Gestão do Trabalho em Saúde e possibilidades de cooperação técnica entre as Secretarias de Saúde, na perspectiva de fortalecimento da área nas duas esferas governamentais.

“Essa oficina de Fortalecimento da Gestão do trabalho é a oportunidade de desenvolvermos a capacidade gestora da SES-TO no sentido de podermos apoiar tecnicamente os municípios na perspectiva de valorização do Trabalhador e assim fortalecer ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido dentro da Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde, Robson José da Silva.

O superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde/SES-TO, Carlos Felinto Junior, destacou que “esse momento é único para a Secretaria, pois aqui nós estamos recebendo várias secretarias do Brasil, para discutir políticas públicas voltadas à nossa força de trabalho, aos nossos trabalhadores, e a saúde não é feita sem trabalhador! Discutir como vamos tratar esse ambiente, como vamos cuidar desses profissionais, para fortalecer as nossas equipes de forma integralizada com as outras secretarias estaduais e com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde é de suma importância”.

“A ideia aqui é que as equipes da área da gestão do trabalho reflitam um pouco sobre o que fazer para aprimorar, aperfeiçoar e aumentar a sua capacidade gestora dentro das instituições de saúde ou dentro das secretarias estaduais, numa perspectiva de dar maior visibilidade à área da gestão do trabalho e da educação na saúde. Ao mesmo tempo refletir sobre o futuro e romper com a histórica fragmentação da área da gestão do trabalho e da gestão da educação na saúde”, ressaltou a professora do departamento de saúde coletiva e coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN, Janete Castro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo