SES-TO promove a II Exposição das Experiências Municipais de Controle de Tabagismo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO) realiza na quinta-feira, 24, das 8h às 17h, a II Exposição das Experiências Municipais de Controle de Tabagismo, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é coordenado pela equipe da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer (GRPDTC) e é direcionado aos agentes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNTC), dos 139 municípios do Tocantins.
“Eu deixei de ser tabagista graças ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Participei no ano de 2019, em Araguaçu e hoje trabalho junto com a equipe. Eu fumei dos 15 aos 46 anos, participei do Programa durante três meses e parei de fumar, deixar o cigarro e ter qualidade de vida. Eu tinha muita vontade de ser evangélica. E com o cigarro não tinha como, eu queria tomar ceia. Depois que eu deixei de fumar, foi a primeira coisa que eu fiz. No programa a gente tinha uns encontros semanais, medicação, palestras com nutricionista, médico e fisioterapeuta. Tinha auriculoterapia também, para tirar um pouco da ansiedade. Hoje eu trabalho no programa para ajudar mais pessoas, é muito bom e eu indico muito”, afirmou a assistente social, da equipe multidisciplinar do PNCT, de Araguaçu, Wilma Ferreira Rocha.
A analista técnica e especialista do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) de Palmas, Marta Rocha afirma que “quem fuma, ao tentar parar, pode apresentar grandes desconfortos físicos, psicológicos e de comportamento que trazem sofrimento. Isso pode impor a necessidade de todo apoio possível e muitas vezes ocorrem várias tentativas até que se consiga abandonar o uso do tabaco. O autoconhecimento é de suma importância para entender o que acontece quando se fuma e os porquês da dependência química, dessa forma é fundamental um acompanhamento continuado e sistematizado multiprofissional para que se possa ter a real dimensão do problema para dar apoio para quem quer parar de fumar”.
“No meu município tivemos o Programa de controle do Tabagismo há cerca de quatro anos atrás e tivemos resultados excelentes com cerca de 80% de efetividade no tratamento. Hoje estamos participando da reunião com o intuito de reativar e está sendo uma excelente oportunidade com a exposição das experiências exitosas, para que nós possamos de acordo com a nossa realidade adequar e aderir ao programa, conseguindo estratégias de maior eficácia e adesão no tratamento destes fumantes. Estou muito feliz pelo conhecimento adquirido, visto o grande benefício que o meu município vai obter com a adesão, impactando diretamente na qualidade de vida dos nossos pacientes”, relatou a coordenadora da Atenção Básica do município de São Félix do Tocantins, Fernanda Rego.
“No município de Tabocão do Tocantins, nós participamos do Programa de Controle do Tabagismo, com uma equipe de profissionais como médico, assistente social, psicóloga, fisioterapeuta e educadora física. Além das ações do programa com os grupos de tabagismo, nós fazemos também palestras socioeducativas sobre o tema nas escolas do município desde 2019”, afirmou a assistente social do PNCT de Tabocão, Adriana Gonçalves.