Assembleia fará levantamento para determinar quantas vagas vão ser ofertadas em novo concurso

Os concurseiros podem renovar as esperanças de entrar no serviço público. Uma postagem da Assembleia Legislativa (Aleto) fez atualizações sobre o andamento dos trâmites para o novo concurso da Casa. Foi determinado que a equipe administrativa da Casa trabalhe com urgência para elaborar edital. Isso porque muitos servidores efetivos estão perto de se aposentar.
A Aleto não faz concurso há 10 anos. Em outubro de 2016, chegou a lançar um certame ofertando 91 vagas imediatas e 74 vagas para o quadro reserva, contemplando candidatos de nível médio, técnico especializado e superior. Mas no mesmo mês, todo o processo foi cancelado pelo Tribunal de Contas do Estado, porque a banca que realizaria as etapas do concurso, a Funrio, teria sido contratada por dispensa de licitação. Em 2020, a Justiça chegou a dar o prazo de seis meses para a realização de concurso.
As postagens foram feitas nesta quinta-feira (1º). Segundo a Assembleia, a previsão é que o edital seja publicado ainda este ano, mas não há data definida. Como andamento desse processo, haverá um levantamento em todos os departamentos para saber a quantidade de servidores efetivos que estão com a aposentadoria próxima.
Com a conclusão desse estudo, segundo a Aleto, será possível ver a quantidade de vagas ofertadas e quais áreas vão abrir oportunidades. Além disso, a contratação para a banca responsável também será após essa etapa.
“Por isso, entendemos que há demanda para renovação de servidores e estamos trabalhando para lançar o edital do concurso o mais breve possível”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Amélio Cayres (Republicanos), em trecho da postagem no perfil da Aleto.
FONTE: G1