Agente da Polícia Civil ministra palestra sobre bullying e cyberbullying para alunos do Colégio Agrícola de Almas
Agente da Polícia Civil ministra palestra sobre bullying e cyberbullying para alunos do Colégio Agrícola de Almas
O evento faz parte do programa roda de conversas e teve por finalidade conscientizar os estudantes sobre os efeitos dessas práticas
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
Atendendo a convite feito pela diretoria da Unidade Educacional, na manhã desta sexta-feira, 1º, o agente de Polícia, William Wilson de Carvalho, lotado na 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Dianópolis, na região Sudeste do Estado, esteve no Colégio Agropecuário de Almas, onde ministrou uma palestra para cerca de 40 alunos de duas turmas do 9ª ano da Unidade de Ensino, sobre os efeitos e perigos da prática do Bullying e do Ciberbullying.
A ação faz parte da roda de conversa realizada pelo Colégio intitulada “Diga não ao Bullying e ao Ciberbullying”. Por mais de uma hora, o agente Willian falou sobre os efeitos, causas e consequências da prática do bullying enfatizando que esse tipo de comportamento é altamente nocivo para os que sofrem com esse mal e que pode ter resultados devastadores, em especial, para adolescentes que ainda estão em fase de formação de caráter e personalidade.
Ao longo da palestra, Willian também abordou sobre o cyberbullying, que se trata de uma modalidade de intimidação, depreciação e menosprezo que é realizada no ambiente virtual, sobretudo, por meio das redes sociais, uma vez que atualmente a grande maioria das pessoas possui acesso ao mundo virtual, o que acaba facilitando a propagação de conteúdo muitos vezes criminoso que atinge alvos específicos ou até mesmo grupo inteiros.
Willian também reforçou os cuidados que os adolescentes precisam ter no uso da internet e o que fazer e a quem recorrer no advento de serem vítimas de bullying tanto no espaço físico como no ambiente virtual. Ele também frisou que a internet precisa ser utilizada de forma responsável e que o adolescente evite comportamentos que possam torná-lo tanto autor como vítima de bullying.
Por fim, ao final do evento, o palestrante abriu espaço para que os alunos pudessem fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo abordado durante a roda de conversa.
“É sempre muito gratificante ter a oportunidade de contribuir com a formação de crianças e adolescentes e poder falar um pouco sobre esses dois temas tão atuais e importantes, visto que atualmente a proliferação de condutas de bullying e ciberbullying, sobretudo em ambientes virtuais, tem aumentado em demasia, o que acaba gerando outros fatos e até mesmo episódios de mutilação e suicidio. Nesse sentido, a ação de hoje visou conscientizar os alunos para o uso racional e com responsabilidade das redes sociais e também passar regras de comportamento em ambientes como a escola a fim de prevenir maiores problemas”, enfatizou.
O delegado Regional de Dianópolis, Márcio Duarte Teixeira, enalteceu a iniciativa e pontuou que ações como essa aproximam a Polícia Civil da comunidade, fortalecendo os laços e prevenindo condutas ilícitas. “Gostaria de parabenizar o agente Willian Wilson de Carvalho pela participação no evento realizado nesta sexta-feira, e dizer que ações dessa natureza são de suma importância por promover a interação com a comunidade escolar e trazem benefícios, em especial, para os adolescentes que foram conscientizados sobre os malefícios do bullying e do ciberbullying, o que sem dúvida resulta em ganhos para todos os envolvidos”, frisou.
Legendas: Foto 1, Alunos do Colégio Agrícola com o agente Willian Foto 2, Palestrante com a direção da Unidade de Ensino
Créditos -Fotos -DICOM SSP TO