ESPORTES

‘Novo Grêmio’ é mais um capítulo da busca pelo equilíbrio em 2023

Dá pra dizer que é o terceiro time que o Grêmio monta nesta temporada. Teve a equipe do Estadual e início de Brasileirão, que tinha Bitello e Vina como ”pontas”, mas era frágil defensivamente. O time dos três zagueiros, que deu mais segurança. E agora um misto dos dois cenários. O losango montado no meio teve seu segundo jogo de utilização na vitória sobre o Cuiabá. Há muita criatividade, mas ainda mostra-se ineficiente em alguns aspectos sem a bola.

O novo esquema vem como solução a um momento ruim que o Grêmio vivia antes do jogo com o Cruzeiro. Serve também para acomodar Pepê, que se recolocou em boa forma após lesão, com Villasanti, Carballo e Cristaldo, e dá a JP Galvão a função de ”segundo atacante” por dentro, posição em que o novo reforço rende mais.

Renato Portaluppi quer o Grêmio acumulando peças e trocando passes pelo meio, busca o controle dos jogos assim, dá o corredor aos laterais, e esta engrenagem deve alimentar a dupla de frente. Com a bola tem funcionado, mas ajustes defensivos são necessários. De qualquer forma, o bom trabalho feito por ele se prova em mais uma alternativa buscada em 2023. O Tricolor voltou a ultrapassar o Flamengo com a vitória.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo