Equipe do Colégio Agropecuário de Almas conquista o título de vice-campeão na 42ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro
Uma equipe do Colégio Agropecuário de Almas participou da 42ª Jornada de Foguetes e 17ª Mostra Brasileira de Foguetes realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, programa que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Fez parte da equipe os estudantes Arthur Torres Martins, Vyctor Hugo Ursino Cardoso e João Carlos Cardoso Crisóstomo, alunos do Curso Técnico em Agropecuária e o professor Frederico Ursino. A equipe conquistou o título de vice-campeão.
Os estudantes participaram de oficinas e de avaliação de projetos de outros alunos. A jornada foi realizada no período de 28 a 31 de agosto.
O professor Frederico Ursino responsável pelo grupo falou da experiência. “Eles confeccionaram um foguete com garrafas pet e a base do lançamento foi feita com a utilização do cano PVC. Os estudantes utilizaram materiais como vinagre e o bicarbonato de sódio e ampliaram noções de aerodinâmica, relação entre o centro de massa e o centro de pressão, ângulo de lançamento e o balanceamento ideal da mistura para a propulsão, para que o foguete fosse lançado”, explicou.
A diretora Luciana Castro ressaltou a importância da escola participar de eventos nacionais. “A presença dos nossos alunos na jornada de foguetes oportuniza o desenvolvimento de habilidades de comunicação e troca de experiências culturais, além de ampliar o conhecimento técnico-científico. E esta é uma experiência riquíssima que será levada para a escola e repassada para os demais estudantes”, afirmou.
O aluno Vyctor Hugo frisou as aprendizagens adquiridas durante as oficinas. “Vemos conteúdos teóricos e também o processo de fabricação dos foguetes, compartilhamos experiências com estudantes de outros estados e conhecemos pessoas. Foi uma experiência que levaremos para a vida”, expressou.
O estudante João Carlos destacou a oportunidade de ser um multiplicador da experiência. “Um aprendizagem que iremos levar para o colégio, como forma de incentivar outros colegas a participaram da jornada de foguetes no próximo ano”, disse.
Arthur também destacou as aprendizagens. “Participar da jornada de foguetes tem sido uma experiência única. Eu sempre estou buscando incentivar outros estudantes sobre a importância da escola para o desenvolvimento em todos os aspectos da vida”, assegurou.
Entre os objetivos da mostra de foguetes está o de disseminar mais os conhecimentos de Ciências, principalmente com relação à Física e ajuda no desenvolvimento de novas habilidades na vida dos participantes.
Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins