EVENTOS

Ação “Um Dia no Parque” será realizada no domingo, 23, no Parque Estadual do Lajeado

O Parque Estadual do Lajeado (PEL), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), irá receber neste domingo, 23, cerca de 30 pessoas inscritas para participar da campanha nacional “Um Dia no Parque” (UDNP/2023). Com a temática “É hora de cuidar do nosso lar”, o evento é uma realização da Rede Pró-Unidades de Conservação, em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação. Os participantes sairão às 7h30, da sede do Naturatins, e retornarão às 18 horas. 

A ação ocorre simultaneamente em diversas UCs do País. As atividades do PEL estão programadas para toda a família, e incluem dinâmicas lúdicas, passeios pelas trilhas Cerradão e Brejo da Passagem, além do mirante Monte Cristo/Morro do Chapéu.

Em sua 6ª edição, a campanha é alusiva ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), celebrado no dia 18 de julho. A ação busca valorizar e fortalecer a preservação das UCs por meio de visitação. “Nosso propósito é mostrar para a comunidade que as Ucs são lugares mágicos e especiais, que protegem aquilo que há de melhor e mais raro da nossa biodiversidade”, destacou a guarda-parque do Naturatins Marina Morena.   

O PEL compõe o grupo das quatro Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado. Estimular o senso de preservação desses espaços, segundo o supervisor do Parque, Lyon Cardoso, é essencial para garantir o equilíbrio ambiental. “Nossa intenção em apoiar essa campanha é gerar um sentimento de pertencimento da sociedade com as UCs, e despertar a conscientização sobre a importância destas áreas para a qualidade de vida de todos”, frisou o supervisor.

Sobre o PEL

Com mais de 30 nascentes de águas cristalinas catalogadas e 10 mil hectares de área, está o Parque Estadual do Lajeado (PEL), a 30km da capital, Palmas. Criado no dia 11 de maio de 2001, pela Lei Estadual n° 1.244, o Parque tem como objetivo principal proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológica e cênicas. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade e coibir a expansão urbana nas encostas.

O Parque está inserido no bioma Cerrado, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), e possui características importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental: água em abundância e heterogeneidade ambiental. Ao todo foram detectadas 171 espécies de plantas, distribuídas em 61 famílias. Para a fauna foram registradas 41 espécies de mamíferos, 219 de aves, 04 répteis e 50 anfíbios ocorrentes.

FONTE: SECOM TOCANTINS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo