NOTÍCIAS

Tocantins é o 2º estado do Brasil que mais reduziu crimes violentos

O estado do Tocantins conquistou o 2º lugar no ranking de redução de crimes violentos, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo mapa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). De acordo com o levantamento, entre os anos de 2018 e 2024, o estado reduziu em 66,7% as ocorrências de feminicídio, homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, ficando atrás apenas de Roraima, que teve redução de 67,2%.  A significativa queda nos índices reforça o impacto positivo das políticas de segurança implementadas pelo Governo do Tocantins ao longo dos último anos.
 

Conforme os dados do MJSP, o Tocantins registrou, no ano de 2018, um total de 724 crimes violentos. Em 2019, foram 468; em 2020, 462; em 2021, 399; em 2022, 435; em 2023, 398; e em 2024, esses tipos de crimes somaram 241 ocorrências; uma redução que reflete o esforço conjunto das forças de segurança.

Nesse cenário, a Polícia Civil do Tocantins desempenhou um papel crucial, conduzindo investigações ágeis e eficazes, desarticulando organizações criminosas e promovendo operações de combate ao tráfico de drogas e outros delitos graves. As capacitações, como as que ocorrem anualmente no Integra PC, também contribuíram significativamente para esses avanços.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca a importância da queda dos índices. “Com essa redução, o Tocantins reforça sua imagem de um estado comprometido com a segurança da população. Vamos continuar investindo em medidas que assegurem a continuidade desse progresso, consolidando o estado como um local seguro e que prioriza a qualidade de vida dos cidadãos”, pontua o chefe do Executivo. 

“Ficamos felizes com esses resultados, porque eles demonstram que o Tocantins está no caminho certo e é neste caminho que vamos continuar, realizando um trabalho sério. Reafirmamos o compromisso da Polícia Civil em continuar trabalhando para que o Tocantins seja cada vez mais um lugar seguro e acolhedor para todos”, enfatiza o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo.

FONTE: SECOM TO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo