Governador Wanderlei Barbosa recebe equipe do Corpo de Bombeiros do Tocantins e enaltece atuação dos profissionais em força-tarefa na Ponte JK
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quinta-feira, 16, a equipe da Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs) do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), responsável pelas buscas por vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa com o estado do Maranhão. Na ocasião, o chefe do Executivo enalteceu o trabalho de todos os profissionais que atuam na força-tarefa e anunciou que os bombeiros serão condecorados pelo governo estadual. O encontro ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e contou com a presença de representantes da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
“Desde o primeiro momento, solicitei ao comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, que garantisse toda a estrutura necessária e enviasse as equipes rapidamente ao local. Agradeço a toda a Corporação pelo trabalho incansável, embora a ponte e a rodovia sejam federais, o Tocantins atuou com total solidariedade. Seguiremos firmes, nossa prioridade continua sendo trazer respostas e consolo às famílias impactadas por essa tragédia”, pontuou o governador Wanderlei Barbosa.
As buscas pelos corpos de três vítimas ainda continuam, com a equipe do CBMTO realizando as localizações sob a superfície do Rio Tocantins. Os trabalhos dos mergulhadores foram suspensos, devido à necessidade de abertura das comportas da barragem da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), para dar vazão ao volume do reservatório, aumentado pelo regime de chuvas na região.
“Nossas buscas continuam na região e a equipe segue empenhada na localização dos corpos das vítimas. Caso as condições melhorem e a segurança seja garantida, estaremos prontos para colocar nossos mergulhadores em ação novamente, para retomar as buscas submersas”, ressaltou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
Força-tarefa
Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, uma força-tarefa foi estabelecida e oito mergulhadores da Cibs foram enviados ao local do desabamento da ponte para iniciar as buscas. O CBMTO instalou o Gabinete de Crise às margens do Rio Tocantins, na cidade de Aguiarnópolis, no dia 23 de dezembro de 2024. A corporação do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM) de Araguaína e agentes da Defesa Civil Estadual também auxiliaram nas buscas dos corpos das vítimas.
O tenente-coronel Donaldo Lourinho de Oliveira ressaltou que o Governo do Tocantins disponibilizou os seus melhores recursos para as operações. “Nosso foco foi a recuperação dos corpos e o cuidado com as famílias. Estabelecemos um combinado de que, a cada uma hora, mesmo que não tivéssemos novidades, nos reuniríamos com eles para explicar o andamento das operações. Esse compromisso foi fundamental para manter a transparência e o apoio emocional necessário em um momento tão difícil”, explicou o tenente-coronel.
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados do Tocantins e Maranhão pela BR-226, desabou no dia 22 de dezembro de 2024. Três veículos de passeio, três motocicletas e quatro caminhões que trafegavam na ponte no momento caíram no rio, com 18 pessoas, ao todo. A operação de busca e resgate teve início ainda no mesmo dia com o uso de embarcações.
FONTE: SECOM TO