POLÍCIA

Diversas atuações, uma só polícia – conheça o Batalhão de Polícia Militar de Choque da PMTO

Em nossas edições anteriores, conhecemos melhor duas das seis unidades especializadas da Polícia Militar do Tocantins. Hoje, aprofundaremos na terceira parte desta série de matérias especiais, e conheceremos melhor o Batalhão de Polícia Militar de Choque – BPCHOQUE, com todas suas particularidades e ramificações.

O BPCHOQUE é uma unidade especializada da PMTO responsável principalmente por controle de distúrbios civis (manifestações violentas). Foi criada por meio do Decreto nº 5.494, de 25 de agosto de 2016, quando passou à condição de Batalhão, sendo desmembrado da Companhia de Operações Especiais (CIOE). É subordinado diretamente ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), um dos grandes comandos da PMTO.
Composto por profissionais altamente treinados, esse Batalhão atua na preservação da ordem pública e na garantia da segurança em situações de desordem generalizada, além de também atuar em áreas com maiores índices criminais e que requerem um fortalecimento no policiamento ostensivo.

Apesar de seu Batalhão permanecer na Capital Palmas, a unidade atua em todo o Estado do Tocantins.

Treinamento Excepcional

Os membros do Batalhão de Choque passam por um treinamento rigoroso, que inclui técnicas de gerenciamento de crises, controle de distúrbios civis, intervenções táticas, negociação e uso adequado da força. Esse preparo minucioso capacita os policiais a lidarem com vários cenários, desde manifestações até situações de alto risco. Sua presença é crucial em eventos de grande porte, garantindo a segurança dos cidadãos e a preservação da ordem.

Agora vamos compreender melhor as subdivisões do BPCHOQUE? O Batalhão de Polícia Militar de Choque da PMTO é subdividido em quatro Companhias Operacionais, sendo elas: Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva – GIRO (1ª Companhia); Grupo de Operações com Cães – GOC (2ª Companhia); Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas – Rotam (3ª Companhia) e Choque (4ª Companhia).

O BPCHOQUE é responsável por planejar, instruir, capacitar, coordenar e executar as ações pertinentes ao policiamento de cada modalidade, em viaturas de quatro e duas rodas e atividades envolvendo cães (cinotécnicas) em todas as unidades do Estado.

O Choqueano

Para um Policial Militar se tornar um “Choqueano”, ou seja, para fazer parte do Batalhão de Polícia Militar de Choque – BPCHOQUE, o policial precisa ter cursado um dos quatro cursos especializados das Companhias que compõem a unidade; CIRO (Curso de Intervenção Rápida Ostensiva), que forma policiais denominados “Cavaleiros de Aço”, para operarem em viaturas de duas rodas; Cinotecnia, que forma policiais aptos a trabalharem com o apoio de Cães; COR (Curso Operacional de Rotam), que forma policiais aptos a operarem no patrulhamento tático de risco, especialmente em viaturas de quatro rodas; e CHOQUE, que forma policiais para atuarem de forma específica quando há quebra da ordem, como: controle de distúrbios civis, rebeliões em presídio, reintegrações de posse, dentre outros.

Conhecendo melhor as Companhias

GIRO

O Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) é conhecido por sua prontidão e eficiência na resposta a situações de emergência, alto risco e agilidade. Composta por policiais treinados em táticas especiais e estratégias de intervenção rápida, o GIRO atua em missões que demandam mobilidade em terrenos de difícil acesso; sua principal característica é a facilidade de deslocamento pelos centros urbanos, em virtude da utilização de motocicletas para locomoção.

GOC

O GOC (Grupo de Operações com Cães) se destaca pela utilização estratégica e habilidosa de cães treinados para diferentes finalidades operacionais. Composto por profissionais altamente capacitados e por cães especialmente treinados, o GOC atua em diversas frentes, como busca e captura de suspeitos, detecção de drogas, resgate e salvamento, além de desempenhar um papel crucial na segurança pública, complementando as ações operacionais da Polícia Militar. Essa unidade utiliza a expertise dos cães aliada ao treinamento técnico dos agentes, oferecendo um suporte diferenciado e eficiente em operações de alto risco e em situações complexas, quer sejam de caráter preventivo ou repressivo.

ROTAM

A Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) atua de forma estratégica em resposta a situações de alto risco e complexidade. A Rotam é responsável por realizar patrulhamento em áreas metropolitanas, agindo de forma rápida e eficaz para combater o crime; seu treinamento específico e sua capacidade de intervenção imediata em ocorrências de maior gravidade a tornam uma força fundamental no apoio às viaturas de áreas no atendimento a ocorrências e na manutenção da ordem, garantindo a segurança da população.

CHOQUE

A Companhia de Choque se destaca pela sua capacidade de intervenção estratégica em situações de distúrbios civis, controle de tumultos e gerenciamento de multidões. Sua missão é atuar na preservação da ordem pública em eventos de grande aglomeração, protestos, manifestações, reintegração de posse e demais situações que demandam ações táticas para manter a segurança e a tranquilidade da população. Seu treinamento específico em técnicas de controle de distúrbios civis e sua prontidão em lidar com situações de alta tensão a torna uma peça-chave na manutenção da ordem e na segurança da sociedade tocantinense.

Dados Estatísticos

O BPCHOQUE também atua em apoio à outras unidades, como vimos anteriormente; só no ano de 2023, entre janeiro e outubro foram mais de 100 Operações deflagradas, entre apoio e reforço operacional especializado às unidades da PMTO em todo o Tocantins. As principais operações foram: “Operação Paz”, “Operação Hórus”, “Operação Canguçu”, Operação K9” e “Cidade Blindada”.

Neste período o BPCHOQUE contou com diversas apreensões de armamentos e munições, entorpecentes, além também de veículos apreendidos e restituídos. Foram mais de 80 atuações efetivadas que compreendem ocorrências de posse irregular de arma de fogo, roubo, receptação, tráfico de drogas, sequestro e cárcere privado, cumprimento de mandado de prisão, homicídio, latrocínio e inclusive tráfico de influência.

O Comandante

Quem está à frente da unidade é o Tenente-Coronel PM Robson Santos Sousa, que realiza um trabalho há três anos dentro do Batalhão; esteve como comandante de uma das companhias da unidade, foi Subcomandante da unidade e agora como Comandante. 
Ele destaca que o trabalho do Policial Militar lotado no BPCHOQUE não é fácil, mas que é de suma importância dentro da instituição, pois se trata de um efetivo que abrange todo o estado e por isso necessita de constante capacitação, apoio técnico e estrutural. “Eu me sinto realizado em ter contribuído não só para melhorar estruturalmente o Batalhão, mas também para trazer mais instruções e cursos para nosso efetivo, realizamos um curso para cada companhia operacional entre os anos de 2022 e 2023; é um sentimento de dever cumprido por buscarmos qualificar e estruturar o Batalhão”, finalizou.

O Batalhão de Choque da PMTO é reconhecido por sua dedicação incansável à missão de proteger e servir. Sua atuação, baseada na legalidade e na ética profissional, destaca-se como um pilar fundamental para a segurança e a tranquilidade da sociedade tocantinense.

Em suma, o Batalhão de Polícia Militar de Choque da PMTO é uma força dedicada, preparada e comprometida em garantir a segurança e a ordem, demonstrando coragem e eficiência em prol do bem-estar da comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo