EDUCAÇÃO

Tocantinenses estreiam nas Paralimpíadas Escolares 2023 com vitórias no atletismo e natação

Os paratletas do Tocantins finalizaram o primeiro dia de competições nas Paralimpíadas escolares 2023 com importantes vitórias nas modalidades de Atletismo e Natação. As provas do maior evento esportivo para pessoas com deficiência em idade escolar começaram nesta quarta-feira, 29, e seguem até o dia 1º de dezembro, em São Paulo. 

A delegação do Tocantins tem 76 integrantes, entre atletas e equipe técnica. São 47 atletas competindo nas modalidades de Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Parabadminton e Halterofilismo. 

Hentony Santos, da Escola Machado de Assis, de Araguanã, conquistou o primeiro lugar e garantiu dois ouros nas provas de corrida 100 m e no Salto em distância.

Iure Lima Paiva, também da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, correu 1.500 m e garantiu a medalha de prata. Da mesma cidade, Alexsandro Pereira Lima, da Escola Municipal Tiradentes, conquistou o ouro no Arremesso de Peso.

Abner Andrade Ribeiro, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, levou a medalha de prata na prova dos 60 m, no Atletismo. Outra prata veio na Natação, nos 50 m costas, com Maria Flávia Fernandes, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – unidade I, de Palmas. “É muito bom estar no pódio comemorando esse esforço que a gente faz para chegar até aqui. Amanhã tem mais provas e quero ganhar”, revelou  Maria Flávia.

Renan Fernandes, do Colégio João D’Abreu, de Dianópolis, foi ouro no Arremesso de Peso, com a marca de 10,29 m. Pedro Henrique Sarges Guimarães, do Colégio Militar João XXIII, de Colinas do Tocantins, conquistou duas pratas: uma no Arremesso de Peso e outra no Lançamento de Disco. “Estou muito feliz com esse resultado. Acredito que vamos terminar este ano com mais medalhas que os outros anos”, projetou Pedro Henrique.

Jakeline Pereira Silveira, aluna do Colégio Estadual Ulisses Guimarães, de Pau D’Arco, levou a prata no Lançamento de Dardo.

Da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína, Maria de Lurdes Coelho Morais fez bonito na corrida de 100 m e vai levar a medalha de prata para o Tocantins.

Deixando os concorrentes para trás, Edivaneide Silva dos Santos, da Escola Municipal Professora Safira Camêlo Gomes, de Campos Lindos, foi a melhor no 60 m – T44 e levou o ouro.

Seletivas 

Para chegar às Paralimpíadas, os atletas participaram da 9ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Estado, e venceram a fase regional das Paralimpíadas, em Brasília, onde conquistaram 88 medalhas e quatro recordes nacionais. 

Os paratletas tocantinenses, nas Paralimpíadas 2023, são alunos de escolas de Palmas, Dianópolis, Conceição do Tocantins, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Tocantínia, Guaraí, Colinas, Campos Lindos, Araguaína, Araguanã e Tocantinópolis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo