54% das brasileiras acreditam que autoexame é suficiente para detectar câncer de mama
Grupo CDT Diagnósticos reforça a importância da mamografia e oferece condições especiais para exames preventivos de câncer de mama
Recentemente, o levantamento “A Mulher Perante o Câncer”, conduzido pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a pedido da Pfizer, revelou que grande parte das brasileiras ainda possui uma visão equivocada sobre a detecção precoce do câncer de mama. De acordo com o estudo, 54% das entrevistadas acreditam que o autoexame é a principal medida para identificar a doença em estágio inicial, o que não corresponde à realidade. A mamografia, segundo especialistas, continua sendo o exame mais eficaz para detectar o câncer de mama em fases iniciais.
Entre as mulheres com 50 anos ou mais, faixa etária mais afetada pela doença, 59% compartilham essa percepção incorreta. O estudo também mostrou que 56% das entrevistadas acreditam que a mamografia seria desnecessária se o ultrassom de mamas apontar normalidade, um erro que pode comprometer o diagnóstico precoce e reduzir as chances de cura.
Casos como o de Nelma Glixinski, acadêmica de psicologia de 36 anos, reforçam a importância dos exames de imagem na detecção do câncer de mama. Aos 32 anos, Nelma descobriu um nódulo durante um autoexame e, após procurar ajuda médica, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. “No meu caso, o autoexame foi importante para detectar a doença, mas o que me impulsionou ao tratamento emergencial foi a descoberta em um estágio que não era o inicial. A mamografia é de extrema necessidade, pois possibilita a descoberta da doença em seu estágio inicial, quando há uma grande chance de cura. Faço esses exames a cada seis meses, por causa da idade, para controle”, destaca.
Com o objetivo de promover a conscientização e facilitar o acesso a exames preventivos, o Grupo CDT Diagnósticos oferece, ao longo de outubro, condições especiais para a realização de mamografias, ultrassonografia de mamas e axilas, ultrassom transvaginal, além de exames laboratoriais como hemograma, glicemia, creatinina, ureia e lipidograma. Essa ação visa ampliar o acesso a exames essenciais para a saúde da mulher e reforçar a importância da prevenção.
“A conscientização sobre o câncer de mama é fundamental, mas é igualmente importante garantir o acesso aos exames preventivos. Nossa iniciativa visa tornar os exames mais acessíveis para que mais mulheres possam cuidar da sua saúde. Oferecemos exames essenciais, como mamografia e ultrassonografia, com condições especiais durante todo o mês”, afirma o Dr. José Antônio Fragoso Borges Filho, médico radiologista do Grupo CDT Diagnósticos.
Informações para agendamento:
Os exames com valores especiais podem ser agendados pela Central de Atendimento do CDT Diagnósticos pelo telefone (63) 3228-2300 ou pelo site: https://www.cdtdiagnosticos.com.br/pre-agendamento/.