ESPORTES

16ª Corrida do Fogo movimenta a Capital e garante recorde de público

Com um pôr do sol de causar suspiro e um ponto de partida privilegiado para a vista da Capital no novo Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros (CBMTO), os participantes da 16ª Corrida do Fogo vibraram com o evento realizado pela corporação, no início da noite desse sábado, 1° de julho. Com recorde de público, a edição que, em 20 dias já havia atingido o marco de 1,2 mil inscritos, finalizando com 1,4 mil inscritos no total, contou com mais de 2,5 mil participantes na arena e inovou com largada privilegiada para atletas de elite e estrutura confortável e segura.

O coração do público já começou a bater mais forte com a execução do Hino Nacional, em continência à Bandeira do Brasil hasteada a cerca de 30 metros de altura, na Escada Magirus do Corpo de Bombeiros. Com largada rigorosamente às 19 horas, ponto já marcante do evento, a contagem regressiva foi empolgante e a largada foi abrilhantada com fogos de artifícios e com o brado das sirenes das viaturas. Era o que faltava para os atletas partirem rumo ao percurso de 10 km e 5 km.

A partir do QCG, os atletas passaram pela Avenida NS-03 e seguiram pela Avenida LO-03 até a rotatória da NS-01, retornando pela NS-03 até a Avenida JK, e subindo a até a rotatória da Praça dos Girassóis com a Avenida NS-01 e contornaram. Após, seguiram até ao canteiro central da Praça com a Avenida LO-02 e retornaram para o QCG.

Na avaliação do coordenador-geral da Corrida do Fogo e subchefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Cléber José Borges Sobrinho, a 16ª edição da Corrida do Fogo foi inovadora e muito positiva. “Corrida altamente positiva. Tivemos grandes inovações e fomos muito elogiados pelos líderes das assessorias, que aprovaram o sistema de largada, pela segurança, conseguindo priorizar os atletas de elite, situação que não acontecia  em edições anteriores. Tivemos uma estrutura de suporte exemplar e, pela primeira vez, uma corrida trouxe banheiros químicos refrigerados. Reforçamos a segurança com uma equipe para atender além das nossas expectativas e ainda contamos com a presença fundamental dos nossos parceiros da segurança pública como a Polícia Militar, a Guarda Metropolitana, o Detran, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, entre vários parceiros que contribuíram para o sucesso do nosso evento. Já estamos recebendo o retorno do público por meio das redes sociais em pontos que um dia já foram motivos de crítica e, hoje, estamos sendo elogiados”, completou o coronel.

O subchefe elogiou e agradeceu aos colegas de Comissão Organizadora, que tanto se empenharam na ação. ”O objetivo é sempre realizar uma Corrida do Fogo melhor a cada edição. Agradeço ao comando da instituição pela confiança na missão, todo o staff que fez isso tudo acontecer, em especial o tenente-coronel José Domingos Filho, responsável por toda a mídia do evento; e o tenente-coronel Nilton Rodrigues, que conseguiu fazer o intercâmbio com os parceiros, que são fundamentais para a realização do nosso evento”, avaliou o coordenador.

“Organizar uma corrida de rua não é tarefa simples e fácil. Começa um ano antes com a escolha do time que vai fazer tudo tomar forma, composto por um coordenador-geral, um adjunto e um auxiliar. Esses três começam a desenvolver as estratégias de captação de recursos, alocação de equipamentos e busca de parceria. O projeto já tem que estar pronto, para então cair em campo. Até o dia da corrida, são dias exaustivos e a busca incessante em não deixar o nível cair, em relação à edição anterior. Desde a escolha dos fornecedores que vão prestar os serviços de produção dos kits dos atletas, medalhas e troféus. E por trás desse time, um outro trabalha paralelamente para a produção, exatamente, das peças que precisam ser feitas: equipe de comunicação visual e marketing. É de lá que surgem as ideias do que vai compor a corrida, desde a estrutura até a identidade visual”, explicou o tenente-coronel Filho, assessor de Comunicação e MKT do CBMTO.

Filho conta ainda como são os dias que antecedem o evento. “E dois dias antes da corrida entra em cena uma outra equipe: de inscrições e distribuição dos kits. Trabalham incessantemente 3 dias antes da corrida, para dar conta das demandas de inscrições de atletas e parceiros. Várias equipes são montadas e cada uma desempenha o seu papel. Equipes de cronometragem, segurança, hidratação, premiação, palco, estrutura e outras. São mais de 85 pessoas compondo essas equipes, sem citar os mais de 15 patrocinadores e parceiros que também montam suas tendas, lounges, e pontos de degustação, para tornar o cenário mais atraente e interativo. O resultado de tudo isso é uma festa que agrada todo mundo, alegra a alma e incentiva a boa prática de atividades esportivas e competitivas” finalizou.

Para o comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, a Corrida do Fogo se consolida ainda mais a cada ano, como um evento importante dentro do calendário do Estado, com identidade forte, estruturada e que marca um momento de interação entre a sociedade e a instituição.  “A Corrida do Fogo é um momento muito especial para a instituição, pois trazemos a comunidade para dentro do Quartel e conseguimos ter essa troca. É um evento que realizamos para comemorar o Dia do Bombeiro Militar com a comunidade, incentivando a prática esportiva, tanto para atletas de elite quanto para atletas amadores e para a família tocantinense confraternizar em um ambiente de extrema segurança e muito saudável. E neste ano, que estamos de casa nova, foi ainda mais especial, pois conseguimos trazer o público para conhecer o nosso novo QCG, um grande sonho que foi concretizado este ano”, enfatizou o comandante. 

Campeã na categoria geral feminino percurso de 5 km, Meire Botelho avaliou a corrida. “A Corrida do Fogo é diferenciada pela sua pontualidade, pela segurança e pela organização. É muito gratificante participar”, relatou a campeã. 

“Simplesmente, essa edição foi maravilhosa”, classificou a campeã dos 10 km feminino, Elivanir Barbosa, que ano passado foi a campeã dos 5 km.

O maranhense Evandro Pereira de Brito levou o bicampeonato da Categoria Geral dos 5 km. “A Corrida do Fogo é especial e muito organizada”, pontuou.

“O incentivo à prática do esporte em um ambiente seguro e familiar, com um público participativo, estrutura segura e muito confortável está dentro do que a BRK busca apoiar em nossa política social.  Este é nosso segundo ano apoiando a Corrida do Fogo e é muito gratificante”, frisou Pedro Gobbo, gerente de Operações da BRK, patrocinadora master da Corrida do Fogo.

Alguns corredores enfrentaram mais dificuldade que o próprio percurso, foi o caso dos bombeiros militares que realizaram a corrida usando roupa especial para combate a incêndio. “Faz parte do desafio do bombeiro militar enfrentar dificuldade, e fazer o melhor para a comunidade, sempre seguindo nosso lema Vidas alheias, riquezas Salvar”, afirmou o campeão da prova, o cabo Jefferson Nascimento, que representou a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, de Araguatins.

Representando o Hospital de Olhos de Palmas, outro grande patrocinador da corrida, a gerente administrativa Márcia Guimarães ressaltou que se emocionou no evento. “Desde a execução do Hino Nacional até a largada dos corredores, foi um evento emocionante, é uma satisfação fazer parte desse momento tão importante para o nosso estado”, relatou.

A lista completa dos campeões da 16ª edição da Corrida do Fogo está no site da https://chipbrasil.com.br/eventos .

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo