SAÚDE

SES-TO promove treinamento sobre o novo sistema de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde

Para garantir o bom atendimento das dúvidas, reclamações, sugestões e elogios, a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) promoveu, na terça-feira, 28, um treinamento para as áreas técnicas da Pasta. Em debate, o novo sistema de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde, o OuvidorSUS, disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS). 

Participaram da capacitação, profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Diretoria de Vigilância Sanitária (DVISA), Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), Superintendência de Gestão Administrativa (SGA), Superintendência de Aquisição e Estratégias de Logística (SAEL), Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD) e Hemocentro Coordenador de Palmas.

A ouvidora do SUS/SES-TO, Iolanda Maria Batista, afirmou que “o cidadão entra em contato, nós fazemos o registro, e encaminhamos para as áreas técnicas o ocorrido, que são os pontos focais, são eles que recebem o treinamento hoje. Eles tratam a demanda conforme as diligências do setor, o que compete a eles, e dão resolutivas. Em seguida nós fazemos o tratamento para resolver a demanda, e entramos em contato com o cidadão. Entre janeiro a novembro deste ano foram aproximadamente 1.400 demandas recebidas. Nós atendemos os hospitais estaduais, ouvidorias municipais de saúde e as áreas técnicas”. 

“Nós estamos disponibilizando esse pequeno treinamento aos técnicos sobre o novo sistema, porque como eles fazem parte do nosso ponto focal, que é o nosso ponto de resposta da Ouvidoria, são um perfil muito importante para a gente. Eles que têm a parte fundamental na questão da resolução das manifestações, são os principais agentes intermediário nas nossas respostas, para que a gente possa repassar para o cidadão”, explicou a técnica da Ouvidoria do SUS/SES-TO, Luciane Alves Bezerra. 

A assistente especializada da SES-TO, Brenda Maria Barbosa Ramos, relatou que “eu vim participar desse treinamento, porque eu auxilio na resolução das demandas que surgem em relação ao meu setor, a Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias. O outro sistema era mais complicado, esse melhorou e agora tem novas opções, como anexar documentos, então é uma melhoria a mais pra gente. Eu creio que é uma nova ferramenta que vai nos ajudar bastante”.

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